quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fenitoína em pacientes com hipoalbuminemia

   A fenitoína tem grande afinidade por proteínas, principalmente pela albumina. Com isso, pacientes que estão com hipoalbuminemia terão uma fração de fenitoína livre maior. Mas no que isso implica? Ao realizarmos a dosagem sérica de fenitoína, o resultado pode aparentemente estar dentro dos limites desejados, porém, não podemos deixar de levar em consideração a hipoalbuminemia. A fórmula de Sheiner- Tozer permite que se tenha uma concentração sérica corrigida de fenitoína para pacientes com hipoalbuminemia.

C corrigida fenitoína =            C sérica de fenitoína    
                                            0,2 x C sérica albumina + 0,1

Onde:  C = Concentração

  A fenitoína é um medicamento antiepiléptico que em doses tóxicas pode ser letal, portanto é aconselhado um acompanhamento pelo farmacêutico clínico da dosagem sérica da mesma bem como da albumina e,quando necessário,  fazer as sugestões de ajuste de dose junto à equipe médica.

sábado, 7 de abril de 2012

Cálculo de Área da Superfície Corpórea


O cálculo da Área da Superfície Corpórea (ASC) é melhor indicador metabólico que o peso, pois ocorre menos interferência da massa adiposa. Alguns medicamentos requerem o cálculo da área da superfície corpórea para que se possa calcular a dose exata para determinada criança. Existem estudos que recomendam, caso a criança pesar mais de 10 Kg, calcular a dose do medicamento levando em consideração a área da superfície corpórea e não o peso. Para crianças, a fórmula utilizada para calcular a Área da Superfície Corpórea é a de Haycock:
ASC= 0,024265*Peso (Kg)0,5378*Altura(cm)0,3964