A anamnese farmacêutica é importante para que o farmacêutico conheça melhor o paciente, independente se o paciente estiver internado em hospital ou não. Com uma boa anamnese é possível descobrir por exemplo se o paciente é aderente ou não ao tratamento. Segue um modelo que elaborei de anamnese farmacêutica:
domingo, 20 de setembro de 2009
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Interações medicamentosas
Dicas de onde pesquisar interações medicamentosas:
- Clinical Pharmacology
- Micromedex
- Epocrates
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Glutamina
Muitos estudos mostram que a adição de glutamina na nutrição parenteral (NP) só traz benefícios para portadores de Síndrome do Intestino Curto (SIC). Para crianças e neonatos os estudos revelam ainda que além de estimular as vilosidades intestinais e produzir mais vilosidades, a glutamina ajuda na aceitação da dieta enteral e posteriormente da dieta VO. Contudo, observa-se ainda que muitos médicos desconhecem seus efeitos e acabam não incluindo a gluamina na nutrição parenteral, nesta hora torna-se importante a presença do farmacêutico clínico com conhecimentos em NP, garantindo sempre a melhor terapia para cada paciente.
domingo, 13 de setembro de 2009
Cuidados Paliativos em ICC
Muito se fala em cuidados paliativos para pacientes com câncer, porém pouco se fala para pacientes com insuficiência cardíaca. Passo um link Cuidados paliativos na insuficiência cardíaca Neste link tem um artigo que escrevi em conjunto com alguns colegas farmacêuticos, onde buscamos informações na literatura a respeito deste assunto.
Assinar:
Postagens (Atom)