segunda-feira, 1 de março de 2010

Farmácia Clínica em Pediatria e Neonatologia

Trabalhar com pacientes pediátricos e neonatos é um desafio. Um desafio porque a grande maioria dos medicamentos não são adequados para estes pacientes, tanto pela sua forma farmacêutica (cápsulas, comprimidos que não podem ser macerados e/ou partidos) tanto pela falta de estudos que comprovem a sua eficácia e segurança. O farmacêutico tem que estar em constante aprendizado, trocar informações com médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros profissionais, agregando novos conhecimentos que possam contribuir para melhor acompanhamento farmacoterapêutico do paciente. É importante que o farmacêutico tenha conhecimentos de manipulação de fórmulas, interações medicamentosas, custo do tratamento e saber procurar alternativas de tratamento quando não é viável a alteração da forma farmacêutica. Num segundo momento, o farmacêutico deve conhecer os pais do paciente, realizar anamnese farmacêutica e orientar quanto ao uso correto dos medicamentos para uso em domicílio (a grande maioria dos pais não sabe como fazê-lo da maneira correta). A Farmácia Clínica em Pediatria e Neonatologia é uma área que tem muito a crescer pois ainda estamos engatinhando no mar de possibilidades que podem ser criadas para oferecer o melhor tratamento a estes pacientes.

3 comentários:

  1. Helga,

    Acho lindo o trabalho da farmácia clínica e que bom que você consegue colocar em prática! Estou me especializando na área de Farmácia Clínica, e quero muito trabalhar clinicamente como farmacêutica.

    ResponderExcluir
  2. Ola Helga!

    Sou Cristiano, estudo farmácia e trabalho no Instituto da criança do HCFMUSP, e realmente ha dificuldade em relação aos medicamentos. Tenho muiito interesse sobre o assunto. Você conhece literaturas sobre isso?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano! Na verdade não existem muitas literaturas. O que recomendo é o Drug Information Pediatric do Taketomo. Para mim é o melhor.

      Excluir